O mal estar de um torcicolo. Saiba o que fazer!

O pescoço tem músculos, tendões, ligamentos e ossos. Estes trabalham em conjunto para apoiar a cabeça e permitir que ela se mova em várias direções. Ainda assim, quando o pescoço é usado em excesso ou sofre alguma lesão pode tornar-se rígido e doloroso.

Um torcicolo ocorre muitas vezes quando um dos músculos fica tenso. A rigidez também pode desenvolver-se se alguma ou várias vértebras estiverem lesionadas.

Um torcicolo pode tornar-se doloroso quando uma pessoa tenta mover a cabeça.

Normalmente, um torcicolo resulta de uma pequena lesão ou acidente. As pessoas muitas vezes podem aliviar a rigidez em casa. Em casos raros, no entanto, pode ser um sinal de uma doença grave que requer tratamento médico!

Causas de um torcicolo

A rigidez geralmente ocorre quando os músculos do pescoço são sobrecarregados e esticados demais. Isso pode causar dor leve ou mais acentuada, que pode dificultar o movimento da cabeça ou o uso dos músculos do pescoço.

As causas mais comuns de um torcicolo são uma simples entorse e ter dormido numa posição errada.

Outras possíveis causa de um torcicolo:

• Dormir desajeitadamente;
  • Estar sentado torto por longos períodos;
  • Estar numa má posição ao olhar para o smartphone;
  • Lesão desportiva;
  • Queda acidental;
  • Stress;

Tratamentos para um torcicolo

A melhor maneira de aliviar um torcicolo depende da sua causa. Quando a rigidez é menor, alguns dos seguintes tratamentos caseiros podem ajudar:

Aplicação de gelo

Usar gelo pode ajudar a aliviar a inflamação e o inchaço após uma pequena tensão. O gelo pode ter um efeito bastante positivo, aliviando temporariamente qualquer dor.

Este tratamento é geralmente mais eficaz nas primeiras 48 horas de uma lesão, quando por norma existe um inchaço mais significativo.

Use uma bolsa de gelo de primeiros socorros ou cubra um saco de gelo ou ervilhas congeladas com um pano para evitar queimaduras. Aplique o gelo durante 20 minutos de cada vez, fazendo pausas de 20 a 30 minutos.

Aplicação de calor

Algumas pessoas alternam entre o uso de gelo e de calor numa tensão muscular. Usar almofadas de aquecimento ou tomar banho quente pode ajudar a relaxar os músculos tensos e proporcionar alívio.

Alongamento

Estique os músculos do pescoço movendo a cabeça de um lado para o outro com cuidado e lentamente. Mova os ombros para frente e para trás. No caso dos alongamento causarem dor deve parar imediatamente.

Verifique em que ambiente vai dormir

Às vezes, um colchão muito rijo, ou muito mole pode causar dor no pescoço. Uma almofada com o tamanho incorreto também pode causar problemas.A cabeça, o pescoço e as costas devem estar numa posição alinhada durante o sono. As almofadas devem estar adequadas à sua posição de dormir.

Quando procurar um médico

Um torcicolo geralmente não é motivo de alarme. No entanto, consulte um médico se:

• A rigidez é acompanhada por outros sintomas, como febre, dor de cabeça ou irritabilidade.
  • A rigidez não desaparecer em poucos dias e depois de tentar tratamentos caseiros, como os alongamentos suaves.
  • A dor é severa.