É necessária uma boa higiene oral para manter os dentes e as gengivas saudáveis. Isso envolve hábitos como escovar duas vezes ao dia e realizar exames dentários regulares.
No entanto, uma saúde oral é mais do que cáries. Existe uma ligação entre a saúde da boca de uma pessoa e a sua saúde geral.
Sem tratamento, os problemas nas cáries ou nas gengivas podem causar dor, perda de dentes e consequentemente problemas de autoestima.
1. Escove os dentes regularmente, mas não de forma agressiva
As pessoas devem escovar usando pequenos movimentos circulares, tendo o cuidado de escovar a frente, as costas e a parte superior de cada dente. Esse processo leva entre 2 a 3 minutos.
2. Fio dental uma vez ao dia
O uso do fio dental pode remover a placa bacteriana e as bactérias entre os dentes, onde uma escova de dentes não consegue chegar. Também pode ajudar a prevenir o mau hálito, removendo detritos e alimentos que ficam presos entre os dentes.
3. Consulte um dentista regularmente
Os especialistas recomendam que as pessoas procurem um dentista a cada 6 meses para um exame. Durante um exame dentário de rotina, o dentista limpa os dentes e remove a placa bacteriana e o tártaro endurecido.
O dentista procurará ainda sinais visuais de cáries, doenças gengivais, cancro da boca e outros problemas de saúde oral.
4. Não fume
Fumar prejudica o sistema imunológico do corpo, o que dificulta a cicatrização de tecidos, inclusive os da boca.
5. Evite alimentos açucarados
Consumir açúcar resulta em maior possibilidade de ter cáries. Os estudos continuam a destacar o papel significativo que o açúcar desempenha nos resultados adversos à saúde oral. Os culpados comuns são os doces e as sobremesas, mas também muitos alimentos processados que contêm açúcar adicionado.