Porquê a Mesoterapia?
A mesoterapia é uma técnica pouco invasiva que consiste na infiltração de substâncias medicamentosas por via intradérmica ou sub-cutânea. Logo, é de salientar que a mesoterapia é um ato médico, logo só deverá ser praticado por médicos. Tem como pioneiro o médico francês Dr. Michel Pistor na década de 50.
A mesoterapia representa uma nova via de administração de fármacos no organismo em pequenas quantidades e em concentrações elevadas, no local exato onde ação terapêutica é desejável. Trata-se de um ato terapêutico, realizado após exame médico de modo a que um diagnóstico preciso se estabeleça.
A via mesoterápica é uma nova via de administraçãoo dotada de uma farmacodiâmica própria, caracterizada por uma maior biodisponibilidade dos fármacos administrados e menor iatrogenia.
Está indicada, principalmente, no tratamento de:
- Artroses (coluna, joelhos, anca, mão,…)
- Tendinites (ombro, cotovelo, “pata de Ganso”,…)
- Dores da coluna cervical, dorsal e lombar
- Raquialgias
- Entorses (tornozelo, joelho,…)
- Lesões musculares/Lesões Desportivas (distensões, roturas musculares)
- Trocanterites
- Bursites
- Esporão do Calcâneo
- Síndrome do Túnel Cárpico
- Celulite
- Obesidade
Logo, pode ser aplicado em todas as situações/patologias em que a dor é um sintoma predominante.
Pode ser aplicada por técnica manual ou por técnica assistida com o auxílio de uma pistola elétrica. Esta última é menos dolorosa e permite dosear a profundidade da injeção.
No nosso país a divulgação desta técnica tem sido feita, em grande parte, através de literatura não científica, enfatizando a sua aplicação em estética, porém, apesar de permanecer desconhecida para muitos clínicos, ela consta da tabela da Ordem dos Médicos.