Cuidado com a sua pele! Hoje é Dia da Euromelanoma

Hoje é o Dia do Euromelanoma.

Ainda não estamos oficialmente no verão, mas o sol já começa a brilhar cada vez mais forte e o riscos de cancro de pele aumentam.

É absolutamente importante que as pessoas se protejam de todas as atividades que impliquem exposição solar. Para além disso todos devem observar bem os sinais que vão aparecendo na pele. Em caso de suspeita devem procurar um dermatologista!

Segundo dados da APCC, num estudo internacional efetuado a 1.300 dermatologistas foi possível confirmar que mais de 50% dos pacientes, apesar de reconhecerem uma lesão como muito suspeita, só tentavam obter observação médica cerca de seis meses depois.

Os cancros da pele têm vindo a aumenta. Estima-se que em Portugal, em 2019, vão ser diagnosticados mais de 13 mil novos casos de cancros de pele e mais de mil serão novos casos de melanoma. (cerca de 35 casos por dia)

Os cancros da pele mais frequentes são o melanoma (o mais perigoso), o carcinoma basocelular (o mais comum e o menos perigoso) e o carcinoma espinocelular (o segundo cancro de pele mais comum).

Este ano, a 15 de maio, 33 países unem-se na jornada de sensibilização para os Cancros da Pele. 

 

Pessoas com maior risco de cancro da pele:

  • Que frequentaram ou frequentam solários
  • Expostos a sol intenso e durante períodos curtos de tempo (ex: férias)
  • Quem tem pele clara ou propensa a queimaduras
  • Adultos que sofreram queimaduras solares na infância, adolescência ou adultos jovens
  • Que estão ou costumavam passar demasiados tempo expostos ao sol
  • Os que têm mais de 50 sinais (nevos) na pele
  • Homens com mais de 50 anos, sobretudo com os antecedentes referidos

Para efetuar adequadamente um autoexame da pele, para além dos folhetos da APCC (procurar em www.apcancrocutaneo.pt) necessita de um espelho de frente grande e um espelho de mão para o ajudar a ver as costas, a face posterior dos membros ou zonas íntimas. Com o seu telemóvel faça várias fotos do seu corpo e assim ficará com o mapa atual do seu corpo, o que lhe permitirá efetuar um controlo periódico. Idealmente de dois em dois meses. 

Se tiver dúvidas não hesite em contactar uma das nossas clínicas.

Share: