Está sempre com ansiedade? Conheça algumas formas de se acalmar

Respire: existem maneiras de acalmar a sua ansiedade

Aquele sentimento do seu coração bater mais rápido em resposta a uma situação de stress? Ou, talvez, as suas mãos ficarem suadas quando se depara com uma tarefa ou um evento complicado.

Isso é a ansiedade – a resposta natural do nosso corpo ao stress.

Se ainda não reconheceu alguns dos “gatilhos” para isso, alguns dos mais comuns são: o seu primeiro dia num novo emprego, conhecer a família do seu namorado(a) ou fazer uma apresentação importante para muitas pessoas. Toda a gente tem gatilhos diferentes, e identificá-los é uma das etapas mais importantes para lidar e gerir ataques de ansiedade.

Identificar os seus gatilhos pode demorar algum tempo. Enquanto isso, existem coisas que pode fazer para se tentar acalmar ou impedir a ansiedade de assumir controlo de si.

Questionar o seu padrão de pensamento

Pensamentos negativos podem criar raízes na sua mente e distorcer a gravidade da situação. Desafie os seus medos, pergunte se eles são verdadeiros e veja onde pode retomar o controlo.

 

Pratique respiração focada e profunda

Tente inspirar cerca de 4 segundos e expirar por 4 segundos durante 5 minutos no total. Ao sair do ar, você diminui a frequência cardíaca, o que deve ajudar a acalmá-lo.

 

Use aromaterapia

Seja na forma de óleo, incenso ou vela, aromas como lavanda, camomila e sândalo podem ser muito calmantes.

Pensa-se que a aromaterapia ajuda a ativar certos receptores no cérebro, potencialmente aliviando a ansiedade.

 

Faça uma caminhada ou 15 minutos de ioga

Às vezes, a melhor maneira de interromper os pensamentos ansiosos é afastar-se da situação. Ter um tempo para se concentrar no seu corpo e não na sua mente pode ajudar a aliviar a sua ansiedade.

 

Anote os seus pensamentos

Anotar o que o deixa ansioso pode eliminar isso da cabeça torná-lo menos assustador.

 

Estes truques de relaxamento são particularmente úteis para quem tem ansiedade esporadicamente. E também podem funcionar bem com alguém que tem transtorno de ansiedade generalizada (TAG)!

 

O que causa ansiedade?

Se entender que as dicas rápidas não estão a funcionar, convém consultar um profissional para obter ajuda.

Um profissional de saúde mental pode ajudar a simplificar o processo de identificação dos seus gatilhos, oferecendo estratégias de longo prazo por intermédio de terapia comportamental, medicamentos e muito mais.

 

Fale connosco se tiver dúvidas!

Share: