Atenção à sua tensão! Dia Mundial da Hipertensão

Hoje, dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão, data assinalada e apoiada pela Liga Mundial da Hipertensão e a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, com o objetivo de promover a prevenção, deteção e o tratamento da hipertensão.

Em Portugal, cerca de 40% da população é hipertensa. Esta doença é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo.

 

O que é a Hipertensão?

A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Vários fatores, de cariz genético ou ambiental, contribuem para o aumento da tensão, podendo culminar em hipertensão arterial.

Os portugueses na sua alimentação consomem imenso sal e este consumo excessivo é uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia.

 

A hipertensão arterial potencia o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes. No mundo, um em cada três adultos tem hipertensão arterial.

 

Hábitos para reduzir a pressão arterial:

 

  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Optar por uma dieta equilibrada;
  • Evitar o uso nocivo do álcool;
  • Praticar atividade física de forma regular;
  • Manter um peso corporal saudável;
  • Evitar o uso de tabaco.

 

É muito importante que conheça os seus valores de pressão arterial para a poder controlar da melhor maneira!

Ligue para uma das nossas clínicas para o(a) podermos ajudar.

 

Share: